Politica em Geral

Todo o ser humano é um animal politico.

Mesmo quando a razão parece estar ausente, existe sempre quem tenha a motivação de fazer desaparecer "ditatorialmente" a concorrência.
Vivemos em todo o lado a fantasia de que os políticos são os "senhores poderosos" e como tal intocáveis. Mas na realidade os políticos são os "funcionários" comunitários, para não dizer do povo e ser acusado de "comunista" como se isso fosse algum insulto.
O que pretendo dizer com o termo "funcionários"?
As primeiras comunidades sedentárias sentiram necessidade de se fazerem representar; intra tribos, e de gerirem os seu património agrícola e mais tarde, humano e financeiro. Nasceram os Pastores "políticos locais" em; que o trabalho era gerirem o património; colectivo "cabeças de gado", e para o qual eram remunerados. Se perdiam alguma cabeça de gado eram responsabilizados por não tratarem correctamente do bem público... Se havia crescimento da pastorícia ou o decréscimo da mesma era da sua responsabilidade, e podia ter uma equipa "ministerial" para o ajudar.
Para as relações externas e problemas da comunidade recorria-se aos Anciãos "juntas de freguesia..até Governo dos nossos dias", que decidiam de acordo com os costumes e usos. Curiosamente as coisas corriam bem por existir o sentido do servir e não o de se servir.

Depois desta breve introdução, pretendo expor o meu pensamento sobre o que devia ser, e hoje está desvirtuado, o politico nos nossos dias.

Pois eu vejo o Politico como alguém que é escolhido para ser representante da minha vontade e dos interesses do colectivo a que eu pertenço. Não vejo o politico no sentido inverso, em alguém que ilude os seus eleitores vendendo a sua imagem como um produto e a partir de aí poder obter o controlo de quem o devia controlar.

Só faltou falar da monarquia democrática, falarei da próxima vez.

Foi muito resumido?
Partilha da minha ideia?